1. (Fuvest-SP) “A sede insaciável do ouro estimulou
tantos a deixarem suas terras e a meteremse
por caminhos tão ásperos como são os das minas, que dificultosamente
se poderá dar conta
Brasil por suas drogas e minas.)
Que consequências teve a corrida do ouro do final do século XVII e início
do XVIII descrita no texto?
2. (UFBA) Pode-se afirmar que as riquezas minerais
do Brasil Colônia determinaram:
a) a integração entre as várias povoações do litoral no Brasil.
b) a criação de um centro cultural em São Paulo.
c) o empobrecimento da Colônia e a crise política de Portugal.
d) o povoamento e a ocupação efetiva do Centro-Oeste brasileiro.
e) a incorporação do índio à comunidade brasileira.
3. Leia atentamente:
“(…) Os músicos, ativos desde os primeiros decênios do século XVIII,
criaram nas serranias mineiras
uma escola musical cuja importância e alcance transcenderam os limites
da Colônia, constituindo
a manifestação mais rica e original que as Américas conheceram no
campo da música durante o século XVIII.”
VERGUEIRO, Laura. Opulência e
miséria das Minas Gerais. São Paulo: Brasiliense,
1981.
Agora responda:
a) Do que trata o texto?
b) Cite o nome de duas cidades que contemplam a rica arte colonial.
c) Indique características da arte brarroca em Minas Gerais.
4. Leia atentamente:
Ouro branco! Ouro preto! Ouro podre!
De cada ribeirão trepidante e de cada recosto
De montanha o metal rolou na cascalhada
Para fausto d´El-Rei: para a glória do imposto
Que restou do esplendor de outrora? Quase nada:
Pedras… templos que são fantasmas ao sol-posto.
BANDEIRA, Manuel. Ouro Preto. Lira
dos 50 anos.
Agora responda:
a) Justifique esta frase: “Para fausto d´El-Rei: para a glória do
imposto.” Cite um imposto cobrado
na época da mineração. Como era feita a cobrança?
b)
O que é ouro de aluvião? Retire do texto uma frase que o caracterize.
Por Profº Letícia Roxo
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